Não faça parte das estatísticas
Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano a pessoa sente o que chamamos de choque elétrico. Esse tipo de acidente com eletricidade pode causar diversos efeitos na vítima, como danos aos tecidos nervosos (que comandam outros sistemas, por exemplo o respiratório, ocasionando uma parada), alterações na frequência cardíaca e no sangue, queimaduras e até a morte.
Em 2008, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos de Eletricidade, Abracopel, fez uma pesquisa baseada em notícias divulgadas pela imprensa e apontou 218 registros de morte por eletrocussão, 186 incêndios gerados por curto-circuito, 28 acidentes com choque elétrico que não acabaram em óbitos e 61 curtos-circuitos sem acidentes graves.
Para não passar a fazer parte das estatísticas, você precisa tomar alguns cuidados para evitar problemas com eletricidade em sua residência e garantir a sua segurança e da sua família. Veja a seguir algumas dicas:
Tomadas
Evite o uso de benjamins e não ligue vários aparelhos na mesma tomada. Segundo a DME, distribuidora de energia elétrica em Minas Gerais, esses hábitos podem provocar aquecimento nos fios, desperdiçando energia e podendo causar curtos-circuitos.
Sobrecarregar as tomadas é ainda mais grave em ambientes molhados como a cozinha e área de serviço, explica Milena Guirão, gerente de marketing do Programa Casa Segura. "Nestes locais o perigo de sobrecarga é maior porque os eletrodomésticos têm mais potência e causam um efeito no fio de eletricidade semelhante ao entupimento de uma artéria do coração", explica.
Também nunca ligue diretamente um fio sem a flecha nos plugues da tomada e nunca desligue aparelhos puxando-os pelo fio. Além disso, coloque protetores nas tomadas para prevenir choques em crianças. Nas próximas dicas, aprenda como usar aparelhos eletrônicos e fazer reparos na rede de sua residência sem correr o risco de levar um choque.
fonte : BBEL

Nenhum comentário:
Postar um comentário